segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Parar é morrer


 
No mundo dos negócios, a estagnação equivale a uma condenação à morte, a solução é inovar constantemente. Bruno Guedes é um empreendedor brasileiro que descobriu que podia fazer dinheiro a vender publicidade nas caixas de pizzas. Entre os seus maiores clientes tem a General Motors e a fabricante de bebidas Ambev, que colocam os seus anúncios nas caixas de quase  6500 pizzarias brasileiras, que servem em 19 estados. A ideia é original e agrada a todos : os anunciantes chegam ao target que pretendem e os donos das pizzarias poupam no custo das embalagens, uma vez que estas lhes chegam de graça, com as publicidades já impressas.

O negócio tem corrido bem, mas Bruno percebeu que se ficar só por aqui, a posição da sua OneMídia é frágil no mercado. O jovem formado em arquitetura, mas que se tem dedicado ao marketing e publicidade, percebeu que não pode ter os ovos todos dentro do mesmo cesto. A sua fuga para a frente foi aproveitar o bom relacionamento que tem com as pizaarias e o conhecimento sobre esse negócio, e desenvolver duas novas ideias.

A primeira ideia foi uma app que permite identificar a pizzaria mais próxima quando é preciso encomendar uma pizza. Em seis meses, já foi descarregada por 7 mil pessoas e a partir deste ano, Bruno vai pedir uma comissão de 2 reais aos donos das pizzarias, por cada encomenda feita através da app. A outra ideia, foi substituir os donos das pizzarias na hora de negociar com os fornecedores. Bruno Guedes transformou-se numa espécie de central de compras, que negocia os preços para um grupo de pizzarias interessadas nos seus serviços. Ele fica com uma comissão nas poupanças conseguidas e os donos das pizzarias ganham uma escala que não tinham nas negociações, beneficiando de preços mais baixos.
Bruno Guedes espera que ao longo deste ano, estes dois novos negócios representem metade da faturação da OneMídia. E afinal, para diversificar, bastou-lhe rentabilizar o conhecimento que entretanto foi acumulando sobre o negócio das pizzarias.

Sem comentários:

Enviar um comentário